Comissão atlética exige antidoping de Toquinho antes de estreia no WSOF

MMA Rousimar Toquinho Twitter (Foto: Reprodução / Twitter )

O lutador brasileiro Rousimar "Toquinho" Palhares passou por um exame antidoping a pedido da Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), duas semanas antes de sua estreia no World Series of Fighting. De acordo com o site "MMA Fighting",Toquinho fez exame de urina na segunda-feira, em Las Vegas, cidade que sediará o WSOF 9, torneio no qual o peso-meio-médio fará a luta principal, contra Steve Carl, pelo cinturão da categoria.

A comissão pediu o exame porque o lutador brasileiro foi flagrado com níveis elevados de testosterona em sua penúltima luta, contra Hector Lombard, em dezembro de 2012, na Austrália. Ele foi suspenso por nove meses pela transgressão, e em outubro passado voltou aos combates com uma vitória sobre Mike Pierce. Todavia, devido a uma polêmica sobre o tempo que segurou a chave de calcanhar que finalizou o americano, Rousimar Toquinho acabou demitido do UFC e achou sua nova casa no WSOF.

De acordo com o presidente da comissão, Francisco Aguilar, o exame foi pedido algumas semanas antes, mas dificuldades em localizar Toquinho no Brasil alongaram o processo. O vice-presidente executivo do WSOF, Ali Abdel-Aziz, disse ao "MMA Fighting" que o lutador concordou em levar sua equipe a Las Vegas e terminar seu camp de treinos na cidade para colaborar com a comissão.

- Eu apóio os testes 100%, acho que todos os lutadores deveriam ser testados, mas por favor, me dê um aviso, especialmente quando você sabe que o lutador está no Brasil, ou pelo menos recomende alguém no Brasil para me ajudar - argumentou Abdel-Aziz.

Os resultados do exame devem ficar prontos num prazo de sete a 10 dias. De acordo com Abdel-Aziz, o WSOF deve ser notificado dos resultados no dia 28 de março, véspera do evento em Las Vegas. A organização tem como plano de emergência, caso o exame volte positivo e Toquinho tenha sua licença de lutador negada, promover Tyler Stinson, escalado para enfrentar Josh Burkman no mesmo evento, para a luta contra Carl.

- Eu tenho quase 100% de certeza que ele vai estar limpo. Nós queríamos ter mais tempo de aviso, mas não estou preocupado com o Rousimar estar limpo. Ele estava limpo na última luta dele. Tenho muita certeza que ele é um lutador limpo, mas se algo de errado acontecer, tenho um suplente para (enfrentar) Steve Carl. Steve Carl vai lutar de qualquer maneira - garantiu Abdel-Aziz.