Ronny Markes defende estilo e diz: 'Mostrei nem 40% do meu potencial'

Ronny Markes treino MMA em Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)

O peso-médio Ronny Markes havia conquistado três vitórias no UFC até perder para Yoel Romero, por nocaute, em sua última luta. No entanto, mesmo vencendo, ele não convenceu a maior parte do público brasileiro, já que em todas as vezes fez um jogo conservador no chão e decidiu nos pontos. O potiguar da Kimura / Nova União reconheceu que tem sido muito cobrado, mas defendeu seu estilo e garantiu que ainda tem muito a mostrar no octógono:

- Eu geralmente faço o jogo dos americanos. Gosto de fazer um wrestling e também tenho uma trocação boa. Não mostrei nem 40% do meu potencial no UFC. Mas se você for ver, tem o Sonnen e o Cain Velásquez, que toda hora botam ali na grade. Brasileiro você sabe como é, cobra muito. E eu só devo à minha equipe, independentemente de estar amarrando ou não. Prefiro sair vaiado na vitória a ser aplaudido na derrota - disse, em entrevista ao Combate.com.

Ronny Markes revelou ter enfrentado problemas antes da última luta, mas optou por não se aprofundar no assunto. Mesmo assim, disse não se arrepender de ter entrado no octógono:

- A gente teve alguns problemas de saúde que nem vêm ao caso. O mérito foi total do Romero. Não é desculpa. Isso acontece e faz parte da profissão. A gente assina contrato e tem que lutar. Mas o mérito é total dele, que é um cara duríssimo e em breve vai estar entre os tops da categoria. Foi uma derrota no meu cartel, mas na carreira serviu muito como aprendizado. Eu corrigi alguns erros que, de repente se tivesse ganhado, não veria. Iria achar que estava tudo normal.

O lutador estará em ação novamente neste domingo, no UFC em Natal, onde vai encarar o compatriota Thiago Marreta. Por estar em casa, acha que a torcida brasileira não irá se dividir:

- O evento vai ter muita gente do Nordeste e com certeza de Natal, então acho que a torcida vai estar do meu lado. Acho que 99% da torcida vai estar comigo.